Biologia para Todos

Porque a Biologia é vida…

Descrição e função dos Órgãos Sexuais Primários e Secundários

Posted by Francisco.e.Rute em 02/10/2009

Nesta mensagem, falamos a cerca das Órgãos Sexuais Primários e Secundários. Descrevendo-os e apresentando assim as suas principais características e funções.

Órgãos Sexuais Primários e Secundários

Órgãos Sexuais Primários

Gónadas:
Ovários – Têm uma forma semelhante a uma amêndoa. Encontram-se na cavidade abdominal, suspensos por ligamentos. E são responsáveis pela formação dos óvulos e pela produção de hormonas femininas.
Testículos – Encontram-se no escroto e têm uma forma ovalada. A sua função consiste na formação de espermatozóides e na produção de hormonas masculinas.

Órgãos Sexuais Secundários

Glândulas Anexas:
Próstata – Situa-se na base da bexiga, envolve a porção inicial da uretra. A próstata produz o líquido prostático que juntamente com o líquido seminal e os espermatozóides forma o esperma ou sémen. O líquido prostático torna o esperma básico e estimula a movimentação dos espermatozóides.
Vesículas Seminais – São responsáveis pela produção de um líquido, que será liberado juntamente com o líquido prostático e espermatozóides, entrarão na composição do sémen.
Glândulas de Cowper – Localizão-se abaixo da glândula prostática, têm sensivelmente o tamanho de uma ervilha. Durante a excitação sexual segregam um fluido claro e alcalino para a uretra. Muitas vezes uma pequena gota deste fluido pode ser vista na extremidade do pénis muito antes da ejaculação. Não é inteiramente impossível que esta gota contenha alguns espermatozóides extraviados (isto pode justificar os casos raros de gravidez sem ejaculação de sémen).

Órgãos Genitais Externos:
Escroto – A função do escroto é manter os testículos a uma temperatura inferior à do resto do corpo (34.4º celsius). O calor excessivo destrói os espermatozóides. Tendo como uma de suas camadas um músculo, o escroto contrai-se e distende-se, conforme seja necessário aumentar ou reduzir, respectivamente, temperatura no seu interior. Suporta os testículos.
Pénis – É formado por dois tipos de tecidos (dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso) e, na extremidade, observa-se uma fenda, que é a terminação da uretra, canal que escoa o esperma e a urina. É, portanto, um órgão que actua em duas funções: na reprodução e na excreção.
Vulva – É constituída pelos grandes lábios, revestidos internamente por tecido muscular. Em seguida há um par de pregas mais finas, os pequenos lábios. No interior dos lábios encontram-se o clítoris, o orifício urinário (abertura da uretra) e o orifício genital (abertura da vagina).

Vias Genitais:
Uretra – É um canal e sua função é propelir a urina desde a bexiga até o exterior. No homem a uretra é também a porção terminal do tracto reprodutor. Ela recebe na sua porção média os espermatozóides dos canais seminíferos e atravessa a próstata, da qual recebe o líquido viscoso produzido por esta glândula, que juntamente com os espermatozóides constitui o esperma. Na mulher a uretra não tem funções reprodutivas.
Canais Deferentes – São canais que possibilitam o transporte dos espermatozóides situados nos testículos, até à região das vesículas seminais.
Uretra – Tem duas funções, uma de transporte da urina contida pela bexiga até o exterior e outra (no Homem) para o transporte do esperma, também até o exterior.
Trompas de Falópio – Fornecem uma passagem para o óvulo em direcção à área de implantação no caso de ocorrer a fertilização (também fornecem uma passagem para os espermatozóides em caminho ascendente do útero em direcção ao óvulo por fertilizar).
Útero – Sua função principal é a de receber o óvulo fertilizado e lhe dar todas as condições para seu desenvolvimento. O óvulo fertilizado dirige-se ao útero ainda como um embrião, dentro deste órgão, ele torna-se num feto que se desenvolverá no decorrer da gestação.
Vagina – A sua função é receber o pênis e dar saída ao feto no momento do parto, assim como expulsar o conteúdo menstrual. A vagina possui um grande número de terminações nervosas e paredes elásticas.

Uma resposta to “Descrição e função dos Órgãos Sexuais Primários e Secundários”

  1. marcia steinberg said

    gostei muito da maneira que a explicação está colocada.É um otimo esquema para estudar os aparelhos reprodutores masculino e feminino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: