Biologia para Todos

Porque a Biologia é vida…

Vacinação

Posted by Francisco.e.Rute em 10/03/2010

Quando ocorre uma infecção, os mecanismos de defesa específicos são mobilizados, mas o sistema imunitário reage de diferente modo, conforme se trate do primeiro contacto com o agente infeccioso ou de contactos subsequentes.

Assim, se um organismo for infectado pela primeira vez a sua acção vai ser diferente do que seria se fosse infectado pela segunda vez pelo mesmo tipo de ameaça.

Quando entra no meio interno um antigénio X, são activados os linfócitos capazes de reconhecer esse antigénio e surge uma resposta imunitária primária.
Se ocorrer um novo contacto com o mesmo antigénio, surge uma resposta imunitária secundária que é mais rápida, de maior intensidade e de duração mais longa. As células de memória têm a capacidade de produzir mais células efectoras e mais células de memória, se forem estimuladas, mais tarde, pelo mesmo antigénio.

É devido a estes factos que as vacinações são bastante importantes. Estas consistem em uma solução, preparada em laboratório, de agentes patogénicos mortos ou inactivados de modo que não se reproduzam. A vacina vai desencadear uma resposta imunitária primária e provoca a produção de células memória. Estas células ficam no organismo prontas a defendê-lo posteriormente. Se o organismos for invadido pelo mesmo tipo de agentes patogénicos, então, assim, a resposta imunitária será muito mais forte e eficiente.

De realçar a diferença entre as vacinas e os soros. Os soros tratam-se de simples anticorpos, e quando estes são colocados no organismos actuam de imediato, assim sendo são a melhor solução se queremos uma protecção num curto espaço de tempo. Enquanto que as vacinas tratam-se de um processo de protecção do organismo a longo prazo, preparando o nosso corpo para o futuro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: