Biologia para Todos

Porque a Biologia é vida…

Nosso exemplo do que seria um OGM

Posted by Francisco.e.Rute em 20/03/2010

A professora pediu-nos para criarmos o nosso próprio organismo geneticamente modificado, contudo, tal não é fácil e para além de termos de saber acerca deste tema, precisamos também de ter bastante imaginação:

Hoje em dia, diversas regiões do mundo sofrem de períodos de seca repentinos e intensos. Por isso, e para evitar que as árvores, especialmente de fruto que são fonte de alimentação, sequem, seria necessário provocar uma alteração, introduzindo um gene, no genoma da planta a fim de fazer com que esta aguente e consigo ultrapassar os períodos em que menos água está disponível.
Para fazer frente à seca e à escassez deste recurso para rega, poder-se-ia avançar com a introdução de um gene no genoma da planta pretendida. Esse gene, perante uma situação de seca, ensaiaria a morte celular da planta induzindo a produção de citoquinina, hormonas vegetais que regulam o crescimento e o desenvolvimento de células vegetais, e que, neste caso em particular, manteriam a planta verde mesmo em condições de seca.
Assim, as árvores de fruto conseguiriam resistir a períodos sem a água que precisariam, contribuindo assim para que os frutos fossem gerados e colhidos, a fim de providenciar o alimento necessário á população.

Uma equipa formada por investigadores da Universidade da Califórnia e do Instituto Riken de Yokohama, no Japão, descobriram plantas de tabaco que sobrevivem com menos 70 por cento de água que as plantas convencionais. O gene dessas plantas, que influencia este comportamento, poderia ser introduzido nas outras plantas/árvores, da forma que mencionámos acima.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: